Imagem com a representação gráfica da estrutura organizacional da empresa

Atribuições das Unidades Orgânicas:

UNIDADES ORGÂNICAS ATRIBUIÇÕES
Conselho de Administração
  • Gerir as atividades da INCM de acordo com as orientações estratégicas do Acionista e coordenar as estratégias e políticas das diferentes áreas funcionais.
Unidade Gráfica
  • Gerir a produção gráfica e a personalização de documentos de identificação com base nos padrões de segurança e qualidade definidos, e o cumprimento dos prazos exigidos;
  • Oferecer serviços associados ou complementares.
Unidade Moeda
  • Gerir a produção de moedas correntes e de coleção de metais correntes ou preciosos com a qualidade exigida e dentro dos prazos definidos;
  • Gerir a produção de outros produtos metálicos.
Unidade de Publicações
  • Gerir a receção dos atos a publicar na 1.ª e 2.ª séries do Diário da República bem como o respetivo sistema de acreditação de utilizadores;
  • Gerir os conteúdos das bases de dados a disponibilizar no site do Diário da República Eletrónico (DRE);
  • Elaborar e gerir o Plano Editorial Anual;
  • Elaborar e gerir projetos editoriais em parceria e de terceiros;
  • Elaborar e gerir a programação de livros jurídicos.
Unidade Contrastarias
  • Efetuar análises laboratoriais aos artefactos e barras de metal precioso;
  • Realizar ensaios e marcação de artefactos de metais preciosos;
  • Realizar exames e identificação de marcas;
  • Licenciar e registar marcas de punção;
  • Efetuar a matrícula e licenciamento de utentes do setor de ourivesaria.
Direção de Segurança e Apoio Geral
  • Definir, coordenar e supervisionar as atividades de segurança das pessoas, bens e proteção do ambiente;
  • Garantir a conservação e manutenção de edifícios em áreas não fabris;
  • Prestar serviços de apoio geral;
  • Garantir a gestão da correspondência e do arquivo corrente da empresa;
  • Coordenar as ações de segurança conjuntas com entidades externas públicas e privadas;
  • Cumprimento dos deveres e exercício das competências previstas na Lei e demais credenciações da INCM;
  • Assegurar o cumprimento do Plano de Segurança Interno;
  • Assegurar a gestão da frota automóvel da INCM.
Direção Financeira
  • Assegurar o registo e controlo contabilístico dos factos económicos e financeiros da INCM, com fiabilidade, rigor e transparência;
  • Assegurar as obrigações fiscais da empresa;
  • Efetuar a gestão dos ativos fixos (aquisições, controlo físico e abates);
  • Assegurar a gestão previsional e controlo de tesouraria, gestão de créditos e pagamentos, faturação e gestão de cobranças;
  • Constituir junto do IGCP aplicações financeiras;
  • Efetuar a análise de viabilidade económica e financeira dos projetos de investimento e novos negócios;
  • Garantir o processamento de informação previsional, contabilística, financeira e fiscal.
Direção de Recursos Humanos
  • Formular e implementar as políticas de recursos humanos;
  • Gerir o recrutamento e seleção, integração e acompanhamento de novos colaboradores, estágios profissionais e curriculares, mobilidade interna e reconversão de carreira;
  • Gerir o plano de formação;
  • Garantir o sistema de avaliação de desempenho;
  • Garantir o processamento de salários e demais processos administrativos inerentes;
  • Gerir o subsistema de saúde e medicina do trabalho;
  • Conceber e implementar medidas de apoio social;
  • Garantir a higiene e segurança no trabalho.
Direção de Serviços Jurídicos
  • Prestar serviços de assessoria e consultoria jurídica ao CA e restantes áreas da empresa;
  • Formalizar contratos e negociar as cláusulas jurídicas;
  • Garantir a gestão dos processos de pré-contencioso e contencioso.
  • Assegurar o Compliance legal.
Direção de Compras
  • Adquirir e contratar bens e serviços;
  • Gerir fornecedores e contratos;
  • Orçamentar bens e serviços.
Direção Comercial e Marketing
  • Gerir a atividade comercial e de marketing das áreas gráfica e de moeda;
  • Avaliar e coordenar projetos de desenvolvimento de novos negócios e a gestão de novas áreas de negócio;
  • Gerir as lojas e a distribuição de livros, impressos e moedas pela revenda;
  • Definir e implementar a política de comunicação da empresa;
  • Gerir o centro de atendimento dos clientes;
  • Manter atualizados os ficheiros mestre de clientes, produtos e preços.
Direção de Engenharia e Laboratórios
  • Prestar serviços técnicos de manutenção industrial às áreas fabris das unidades de negócio;
  • Gerir a componente informática associada aos equipamentos fabris e laboratoriais;
  • Colaborar com as unidades de negócio em projetos que visem a criação ou otimização de produtos e processos fabris;
  • Gerir projetos respeitantes a obras de remodelação ou beneficiação das áreas fabris;
  • Garantir a qualidade das matérias-primas, dos produtos intermédios e/ou acabados produzidos nas áreas fabris;
  • Garantir a conformidade dos equipamentos de medição e monitorização inseridos em processos certificados;
  • Garantir a acreditação do laboratório gráfico.
Direção de Sistemas de Informação
  • Propor e acompanhar o desenvolvimento e a implementação de soluções de sistemas de informação;
  • Desenvolver e gerir soluções de personalização de documentos de caráter eletrónico (com chip);
  • Gerir e manter operacional a infraestrutura de comunicações (voz e dados), equipamento informático e suportes lógicos;
  • Garantir a segurança, confidencialidade e integridade da informação;
  • Suporte ao negócio e utilizadores finais.
Direção de Auditoria Interna e Controlo de Risco
  • Realizar auditorias operacionais, financeiras, de gestão e informáticas às diversas unidades orgânicas e processos da empresa;
  • Efetuar ações de follow-up das recomendações emitidas;
  • Garantir a revisão permanente e sistemática dos negócios e operações da empresa, identificando os riscos chave, avaliando-os numa perspetiva de impacto e probabilidade (Risk Assessement);
  • Efetuar o diagnóstico e avaliação do sistema de controlo interno;
  • Prestar apoio ao Órgão de Fiscalização e ao CA.
Direção de Planeamento e Controlo de Gestão
  • Apoiar o CA no planeamento estratégico da empresa e na monitorização da performance institucional;
  • Preparar e divulgar toda a informação de gestão relevante para a tomada de decisão dos vários stakeholders;
  • Garantir o alinhamento organizacional da INCM;
  • Assegurar o desenvolvimento de Programas e Projetos;
  • Dinamizar os Comités para a Competitividade, Novos Produtos e Internacionalização e Riscos;
  • Identificar, propor, implementar e manter os processos de certificação considerados como estratégicos para a INCM.
Serviço de Logística
  • Gerir o processo de receção de materiais (matérias-primas, outros materiais, devoluções e mercadorias);
  • Assegurar a gestão de existências da INCM e de terceiros à sua guarda;
  • Expedir produtos para clientes e assegurar o transporte de materiais entre os vários locais onde a empresa tem atividades;
  • Prestar serviços logísticos a terceiros;
  • Garantir o controlo de receção e destruição de documentos de identificação devolvidos.
CISO – Coordenador de Segurança de Informação
  • Definir as políticas de segurança da informação nos âmbitos físico, lógico, de intrusão, risco e continuidade, em colaboração com a DSA e DSI;
  • Elaborar os procedimentos relativos à segurança da informação, em colaboração com os órgãos envolvidos;
  • Assegurar a responsabilidade pelas auditorias do projeto EMV- Visa e MasterCard.
Museu e Biblioteca
  • Coordenar a programação da Biblioteca da IN;
  • Coordenar o processo de integração do MNP na Rede Portuguesa de Museus;
  • Coordenar a criação do Museu Numismático Online;
  • Coordenar o processo de aquisição de novas peças para o museu;
  • Coordenar o processo de aquisição de obras para a Biblioteca da IN;
  • Coordenar a realização de exposições e mostras sobre a história e o legado da INCM;
  • Coordenar a gestão do Arquivo Histórico.
Project Management Office
  • Apoiar o Conselho de Administração na prioritização de projetos e investimentos, dotando de maior capacidade de resposta a desafios tácitos e estratégicos;
  • Desenvolvimento e operacionalização da metodologia PMO na INCM e gestão de Portfolio de Programas e Projetos;
  • Desenvolvimento e operacionalização de Portfólio de Investimentos e controlo de execução;
  • Apoiar a organização e equipas da INCM na estrutura de Gestão de Projetos.

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