A inovação é um dos principais eixos estratégicos da INCM, abrangendo produtos, processos, modelos de negócio ou métodos organizacionais, de modo a garantir a sustentabilidade e a competitividade da empresa.

A inovação na INCM baseia-se numa estratégia colaborativa (open innovation), bem como na integração de investigação, desenvolvimento e inovação (I&DI) na cultura da empresa.

Para tal, a INCM conta com uma rede colaborativa de parceiros externos - Rede de Inovação - constituída por universidades, centros tecnológicos e de investigação, laboratórios, startups, investidores, fornecedores e clientes, entre outras entidades setoriais consideradas estratégicas.

Logotipos das entidades

Conta ainda com uma estrutura interna que trabalha, de forma muito estreita, com as diversas unidades orgânicas da empresa e com os seus trabalhadores, organizados em equipas, workshops e fóruns de discussão.

Esta dinâmica tem permitido à INCM desenvolver diversos Projetos de I&DI. Atualmente, a INCM tem em curso vários projetos relacionados com o aumento da segurança de documentos, bens e pessoas, bem como com a melhoria de processos produtivos:

Criação de um algoritmo de identificação biométrica de impressões digitais.
Parceiro: INESC-TEC

Desenvolvimento de um programa que permita efetuar a simulação numérica do processo de cunhagem de moeda.
Parceiro: Instituto Superior Técnico

Desenvolvimento de instrumentos de segurança e rastreabilidade, e respetivos instrumentos de leitura e verificação, a serem aplicados em selos para confirmação de autenticidade.
Parceiro: Universidade de Coimbra

Tem como objetivo melhorar a segurança das marcas de contrastaria, tornando-as únicas e sem possibilidade de serem copiadas, bem como desenvolver os respetivos instrumentos de verificação de autenticidade.
Parceiros: Universidade de Coimbra e Instituto Pedro Nunes

Criação de um sistema de impressão de faces 3 Dimensões em cartões de identificação.
Parceiro: Universidade de Coimbra

Visa melhorar a autenticidade de documentos de segurança, através de produção de marcadores nano estruturados de elevada segurança, para utilização em processos de impressão a jatos de tinta, a laser e de offset.
Parceiro: Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa

Visa procurar uma alternativa ao crómio IV que permita manter as apertadas tolerâncias dimensionais no processo de cunhagem e que resista às repetidas solicitações mecânicas a que estes produtos são expostos de forma cíclica. Envolve um estudo de viabilidade de revestimentos por PVD.
Parceiro: Universidade do Minho

Desenvolvimento de sistemas eletrónicos utilizando tecnologia de eletrónica transparente embebida em papel, visando o aumento da segurança de documentos e da rastreabilidade. O sistema permitirá a receção, armazenamento e transmissão de dados entre diferentes interfaces e através de tecnologia NFC.
Parceiro: Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa

Visa desenvolver técnicas de cunhagem de moeda a materiais termoplásticos transparentes.
Parceiro: Instituto de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico

Visa dotar a INCM com o conhecimento e os meios necessários para proceder a uma análise do potencial de cada moeda para a colonização e sobrevivência bacteriana, permitindo novos critérios de conceção de moedas que minimizem a adesão de bactérias.
Parceiros: Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa; Instituto Superior Técnico; Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Criação de um modelo econométrico de avaliação e quantificação do impacto económico das práticas de responsabilidade cultural e societal da INCM
Parceiro: ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa

Criação de novas ferramentas de pesquisa para o Diário da República Eletrónico, que possibilitam a adequação inteligente do sistema aos perfis dos utilizadores e à natureza dos conteúdos.
Parceiro: Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento em Lisboa (INESC.ID)

PRÉMIO INOVAÇÃO INCM

O Prémio Inovação INCM visa selecionar e recompensar ideias que possibilitem a criação de soluções inovadoras que possam integrar o objeto social da empresa.

Na cerimónia de entrega do Prémio Inovação INCM 2017 (2.ª edição) foram distinguidos os seguintes projetos:

  • 1.º lugar: «INTMOB - Intralogistics Mobile Assistant Unit for Flexible Manufacturing System», apresentado por uma equipa de investigadores da CTS-UNINOVA, que prevê a criação de um robot autónomo para a intralogística da INCM, baseado no paradigma da Indústria 4.0.
  • 2.º lugar: «Fabrico de Moedas Comemorativas através de Tecnologias Aditivas», apresentado por uma equipa de investigadores do Instituto de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico, que permite a utilização de tecnologias de fabrico aditivo (também designadas por tecnologias de impressão 3D) para a produção de discos com geometrias e detalhes tridimensionais complexos
  • 3.º lugar: «BlockCarPollution», apresentado por elementos da Universidade de Aveiro e da empresa Ubiwhere, que pretende disponibilizar aos utilizadores de transportes coletivos e partilhados um sistema inteligente de recompensas (através da tecnologia blockchain e criação de uma digital wallet), de forma a incentivar a redução do número de veículos utilizados diariamente e, consequentemente, a diminuição dos níveis de poluição.

Estas três ideias foram premiadas com um financiamento até 500.000¤, 250.000¤ e 100.000¤, respetivamente, possibilitando o desenvolvimento e aperfeiçoamento destes projetos, perfazendo o montante total de até 850.000¤. 2% destes valores são destinados a premiar os proponentes das ideias.

Logotipo do prémio inovação

BANCO DE IDEIAS

O Banco de Ideias é uma iniciativa que visa proporcionar a todos os trabalhadores a oportunidade de participar ativamente no sucesso da INCM, contribuindo assim para que a empresa possa encontrar soluções inovadoras que reforcem o seu conhecimento, o seu desempenho e a sua competitividade.

Logotipo do Banco de Ideias