A INCM atualizou o seu quadro estratégico de referência acentuando o contributo da inovação e o foco no cliente, como fatores decisivos na afirmação da sua vantagem competitiva, e na internacionalização dos seus negócios, como forma de adicionar valor à sua atividade, que é única no contexto nacional, enquanto prestadora de serviços públicos essenciais à confiança necessária à vida em sociedade.
Tendo presente estes referenciais e estes desígnios, a INCM definiu para o triénio 2017/2019, como consolidação das orientações seguidas nos anos mais recentes, as seguintes orientações estratégicas:
- Inovação da oferta, aumentando o impacto na segurança dos cidadãos e das empresas.
- Aprofundamento da relação com clientes e parceiros estratégicos, melhorando a satisfação das suas necessidades.
- Internacionalização da atuação da INCM, potenciando a utilização da capacidade instalada.
- Aumento da notoriedade e do reconhecimento das marcas INCM, suportando o negócio nas várias áreas de atividade.
- Aumento do impacto e reconhecimento da intervenção social da INCM, consolidando a agenda para a sustentabilidade.
- Aumento da eficiência interna, otimizando a organização e os processos de gestão, produtivos e logísticos.
- Desenvolvimento dos colaboradores, reforçando competências e uma cultura de mérito e responsabilização.