• Photo 1 of product Contos - II - A Catástrofe - Um Dia de Chuva - Enghelberto - Sir Galahad
    Photo 1 of product Contos - II - A Catástrofe - Um Dia de Chuva - Enghelberto - Sir Galahad

Contos - II - A Catástrofe - Um Dia de Chuva - Enghelberto - Sir Galahad

«A presente edição de quatro contos de Eça de Queirós carece de uma explicação desdobrada em, pelo menos, dois níveis distintos.
Em primeiro lugar, este volume, intitulado Contos II, integra aquela secção da Edição Crítica das Obras de Eça de Queirós que compreende textos de ficção póstumos e semi póstumos. Trata-se, como a crítica queirosiana nos últimos anos tem realçado, de textos deixados na oficina do escritor em estádios muito distintos de elaboração e provindos também de épocas muito diferentes, textos às vezes susceptíveis de datação apenas conjecturada.
Em segundo lugar, a publicação de Contos II corresponde a uma rearrumação do cânone dos textos queirosianos, rearrumação de base geológica que está já a ser seguida por edições que se seguiram a esta edição crítica. Isso não impede que noutras iniciativas editoriais, com o propósito de ampla divulgação que não é o de uma edição crítica, eventualmente se recuperem recolhas póstumas que a tradição editorial queirosiana, bem ou mal, acabou por consagrar junto do grande público.» Carlos Reis, da Nota prefacial

Consultar >

Notes: Edição de Marie-Hélène Piwnik.
Nota prefacial de Carlos Reis.

Imagem maximizada

fechar [X]