• Foto 1 do produto A Poesia Ensina a Cair
    Foto 1 do produto A Poesia Ensina a Cair
    • Foto 2 do produto A Poesia Ensina a Cair
    Foto 2 do produto A Poesia Ensina a Cair
    • Foto 3 do produto A Poesia Ensina a Cair
    Foto 3 do produto A Poesia Ensina a Cair

A Poesia Ensina a Cair

Trata-se do 1º volume da nova colecção da INCM Biblioteca Eduardo Prado Coelho, apresentado no CCB a 17 de Outubro na iniciativa: Dia Eduardo Prado Coelho.

"Se quisermos resumir este livro, diremos que se trata de um exercício de crítica que parte de uma interrogação fundamental: como escrever sobre poesia? Mas é ao mesmo tempo um panorama, embora irregular e pleno de lacunas, sobre muitos dos nomes mais significativos da poesia portuguesa moderna e contemporânea. A ideia é a de que o leitor fique com referências essenciais que lhe permitam percorrer os mais importantes caminhos da literatura, e, em particular, da poesia. Daquela que nos habituámos a ler todos os dias.
Como falar de poesia? Da nossa poesia? De toda a poesia? A resposta não é fácil. Na minha perspectiva, trata-se de deixar que duas linguagens se tornem cúmplices e acabem por formar uma só linguagem. Quando isso acontece, os poemas entram em devir. Há dois espaços poéticos que começam a aproximar-se de tal modo que em dada altura parecem ser um só, diferente dos espaços de que partiram, num devir vertiginoso em que as palavras já não são as palavras que começaram por ser. São inscrições. São cifras. São segredos."
Eduardo Prado Coelho

Observações: Organização e Notas de Margarida Lages

Imagem maximizada

fechar [X]