• Foto 1 do produto F-16 Fighting Falcon
    Foto 1 do produto F-16 Fighting Falcon
    • Foto 2 do produto F-16 Fighting Falcon
    Foto 2 do produto F-16 Fighting Falcon
    • Foto 3 do produto F-16 Fighting Falcon
    Foto 3 do produto F-16 Fighting Falcon
    • Foto 4 do produto F-16 Fighting Falcon
    Foto 4 do produto F-16 Fighting Falcon
    • Foto 5 do produto F-16 Fighting Falcon
    Foto 5 do produto F-16 Fighting Falcon

F-16 Fighting Falcon

A chegada dos novos aviões F-16 Fighting Falcon permitiu que Portugal restabelecesse de forma credível e dissuasora a sua capacidade de Defesa Aérea, assegurando integralmente as funções de soberania do Estado no espaço aéreo nacional.
A constituição desta nova Esquadra de Voo transformou a Força Aérea pela tecnologia inovadora envolvida e pelas novas formas de operação e sustentação. Os níveis operacionais atingidos permitiram a participação portuguesa no conflito da ex-Jugoslavia, ainda em 1999.
A rápida evolução dos requisitos operacionais dos teatros de operações emergentes implicaram a aquisição de novos aviões F-16, integrados no programa Mid-Life Update (MLU). Para manter a capacidade de combate na dupla vertente de defesa aérea e ataque, a Força Aérea, em colaboração com a OGMA-Indústria Aeronáutica de Portugal, procedeu à modernização das aeronaves recebidas inicialmente, garantindo ao mesmo tempo a existência de armamento ar-ar e ar-solo apropriado e qualidade nos vários sensores.
O nível tecnológico das aeronaves e equipamentos e o desempenho operacional das tripulações ficou internacionalmente reconhecido nas inúmeras missões efetuadas no estrangeiro, caso do Policiamento Aéreo nos países Bálticos em 2007 e 2014 assim como na Islândia em 2012.

Imagem maximizada

fechar [X]