• Foto 1 do produto O Mistério da Estrada de Sintra
    Foto 1 do produto O Mistério da Estrada de Sintra
    • Foto 2 do produto O Mistério da Estrada de Sintra
    Foto 2 do produto O Mistério da Estrada de Sintra
    • Foto 3 do produto O Mistério da Estrada de Sintra
    Foto 3 do produto O Mistério da Estrada de Sintra

O Mistério da Estrada de Sintra

A disponibilização da edição crítica de O Mistério da Estrada de Sintra — Cartas ao Diário de Notícias proporciona a todos os queirosianos, e particularmente aos seus estudiosos, uma visão distintiva de um texto tido por Carlos Reis como «uma das mais ousadas provocações que a nossa história literária já conheceu».
O Mistério da Estrada de Sintra — Cartas ao Diário de Notícias, escrito em colaboração com Ramalho Ortigão, surgiu apresentado sob a forma de romance epistolar suportado por um «exercício de construção de uma ficção que habilmente disfarça essa sua condição», contribuindo essa subtileza para inquietar a tão tradicional sociedade cultural lisboeta e inerentemente estimular a crítica de costumes intrínseca do século XIX.
A (re)descoberta da obra através desta edição é uma viagem guiada pela metamorfose editorial das edições de 1870 e de 1884-1885 rumo a um texto justificadamente fixado e histórico-editorialmente enquadrado.
A presente edição preparada por Ana Luísa Vilela, reconhecida especialista queirosiana, e coordenada por Carlos Reis, divide-se em duas abordagens distintas mas complementares: a Introdução, com a contextualização da obra, e o Texto Crítico.

Imagem maximizada

fechar [X]