• Foto 1 do produto O Poeta na Cidade
    Foto 1 do produto O Poeta na Cidade
    • Foto 2 do produto O Poeta na Cidade
    Foto 2 do produto O Poeta na Cidade
    • Foto 3 do produto O Poeta na Cidade
    Foto 3 do produto O Poeta na Cidade
    • Foto 4 do produto O Poeta na Cidade
    Foto 4 do produto O Poeta na Cidade

O Poeta na Cidade

A relação entre História e Literatura é um dos elementos fundadores do que hoje consideramos como o fenómeno literário e, muito embora sob diversíssimas configurações, tem contribuído para a perceção das duas formas de discurso como mutuamente fecundáveis e em vários aspetos certamente próximas. Em alguns momentos, as fronteiras parecem quase indistintas: por exemplo, como veremos, em casos-chave da historiografia medieval a separação entre facto e ficção é pouco operativa, e ambos parecem fazer parte de um mesmo universo imaginário.
Em outros momentos, porém, e com diferentes conceitos operatórios, parece chegar-se quase a uma conceção antagonista das duas formas de discurso, como se a uma, e só a uma, coubesse o monopólio da verdade; enquanto a outra pareceria construir-se com base num afastamento potencialmente perigoso do real, ficando «presa» da imaginação.
A posição que este livro defende repousa sobre a compreensão de que os vínculos entre História e Literatura, sendo de compreensão essencial para ambas, devem refletir a sua variação histórica.

Visualizar Obra >

Imagem maximizada

fechar [X]