• Foto 1 do produto Livro, Texto e Autoridade
    Foto 1 do produto Livro, Texto e Autoridade
    • Foto 2 do produto Livro, Texto e Autoridade
    Foto 2 do produto Livro, Texto e Autoridade
    • Foto 3 do produto Livro, Texto e Autoridade
    Foto 3 do produto Livro, Texto e Autoridade
    • Foto 4 do produto Livro, Texto e Autoridade
    Foto 4 do produto Livro, Texto e Autoridade

Livro, Texto e Autoridade

O percurso da Sociedade Bíblica no nosso país e o plano de divulgação bíblica que a mesma protagonizou foram parte integrante e ativa do processo de recomposição religiosa na transição do século XIX para o século XX. Durante esse período, a Sociedade Bíblica, promovendo as primeiras experiências no âmbito do interconfessionalismo cristão e do interdenominacionalismo evangélico que tiveram lugar entre nós, constituiu-se também enquanto referencial de fronteira entre aqueles que se apropriaram do seu agir como fator contributivo para um processo de protestantização no país e o terreno católico. Este defendeu-se dessa projeção confessional recorrendo, por sua vez, à relação específica do catolicismo romano com a Bíblia e ao lugar hegemónico que o mesmo ocupava no seio do contexto religioso e cultural português.
Intervindo ativamente naquele processo de diferenciação, o papel da Sociedade Bíblica estruturou-se também no âmbito da ampla complexificação do sistema religioso que acompanhou a construção da sociedade liberal em Portugal. Esta obra dá-nos um panorama completo destas tensões e ao mesmo tempo um retrato cativante da sociedade e da religião em Portugal nos séculos XIX e XX.

A coleção Estudos de Religião, coordenada pelo Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião da Universidade Católica Portuguesa, acolhe estudos e ensaios multidisciplinares sobre as religiões e as dimensões religiosas da cultura.

Visualizar Obra >

Imagem maximizada

fechar [X]