Novo modelo de carta de condução
Novo modelo de carta de condução

INCM produz novo modelo de carta de condução

5 de fevereiro de 2013

No dia 3 de janeiro, a INCM iniciou a produção do novo modelo de carta de condução comunitária, um documento ainda mais seguro graças ao acréscimo de elementos de segurança, à melhoria da personalização de imagens por gravação laser e a um novo design gráfico.

Este novo modelo marca o início de uma uniformização de segurança de nível 1 nos vários documentos oficiais e utiliza um multigrama, embebido no substrato, o que permite uma identificação imediata através da diferenciação entre a zona verde e a vermelha do escudo nacional, aumentando assim o seu nível de segurança.

De modo a prevenir a falsificação e a contrafação, foram incluídos novos motivos de segurança no design, a personalização passou a ser feita através de gravação a laser com escala de cinzentos e são utilizadas novas tintas invisíveis, mantendo-se a utilização de tinta oticamente variável.

O novo modelo de carta de condução resulta da aplicação da diretiva 2011/94/UE, de 28 de novembro, que visa harmonizar os títulos de condução dentro do espaço europeu e que acrescentou ao modelo anterior as categorias AM (ciclomotores) e A2 (motociclos) e ainda a designação «Carta de Condução» em búlgaro e em romeno.

Importa destacar que a carta de condução foi o primeiro documento nacional de identificação a ser produzido e personalizado em suporte de policarbonato, com emissão centralizada, um processo iniciado pela INCM em julho de 1999.

Imagem maximizada

fechar [X]