Momento da assinatura do acordo de adesão ao Fórum Empresas para a Igualdade de Género
Momento da assinatura do acordo de adesão ao Fórum Empresas para a Igualdade de Género

INCM assume compromisso pela igualdade de género

18 de fevereiro de 2013

A INCM faz parte do grupo de 21 empresas públicas e privadas que hoje assumiram o compromisso de implementar um conjunto de medidas em prol da igualdade de género no trabalho, aderindo ao «Fórum Empresas para a Igualdade – o nosso compromisso», uma iniciativa inédita em Portugal que conta com o apoio da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE).

A cerimónia de assinatura do acordo de adesão teve lugar no Fórum Telecom e contou com a presença da Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, Teresa Morais, da presidente da CITE, Sandra Ribeiro, e da vogal do Conselho de Administração da INCM, Maria Luísa Pacheco.

O Fórum emana de uma vontade comum em assumir uma cultura de reconhecimento da igualdade de género como pilar do desenvolvimento e da sustentabilidade no mundo empresarial, tendo as empresas concordado em implementar cerca de 90 medidas que promovem a igualdade profissional.

Estas medidas distribuem-se pelas áreas de missão e valores, onde se tenta incorporar a igualdade de género como transversal às políticas da empresa; recrutamento e seleção de pessoal; formação, remuneração e gestão de carreira; diálogo social; informação, comunicação e imagem; e conciliação e proteção na parentalidade.

A ideia não é cada empresa implementar a totalidade das 90 medidas propostas, mas antes colocar em prática aquelas que entender serem mais necessárias para melhorar os seus indicadores em matéria de igualdade no local de trabalho, realizando um trabalho de análise e diagnóstico interno e desenvolvendo diversas ações nesse sentido.

Imagem maximizada

fechar [X]