Reunião do Comité Permanente da Convenção de Metais Preciosos
Reunião do Comité Permanente da Convenção de Metais Preciosos

INCM participa nas reuniões do Comité Permanente da Convenção de Metais Preciosos e da Associação Internacional das Contrastarias

10 de abril de 2013

A INCM, em representação do Ministério das Finanças, participou na reunião do Comité Permanente da Convenção de Metais Preciosos e na reunião da Associação Internacional das Contrastarias, que tiveram lugar em Genebra, nos dias 21 e 22 de março respetivamente.

Na reunião do Comité Permanente estiveram presentes representantes de 18 países signatários da Convenção de Metais Preciosos, além da Itália, da Croácia e da Ucrânia, enquanto países observadores, e ainda a China, o Montenegro, a Rússia e a Sérvia, como países convidados.

Entre os vários temas abordados, destacam-se a marcação de metais preciosos pelas contrastarias oficiais de cada país fora das mesmas, eventualmente nas fábricas de industriais do setor, e as alterações às normas técnicas sobre as quais se regem as contrastarias oficiais dos Estados signatários da Convenção, que voltam a reunir-se no dia 16 de setembro de 2013, em Lisboa.

No dia seguinte, durante a reunião da Associação Internacional das Contrastarias, foram debatidos assuntos relacionados com a prática diária do trabalho nas contrastarias, tendo sido apresentados os resultados laboratoriais do round-robin feito em 2012 e apreciadas as eventuais alterações legislativas que tiveram lugar em alguns países.

Na Associação Internacional das Contrastarias estão representados 41 países e 53 contrastarias, que voltarão a debater os assuntos relacionados com o setor na próxima reunião, agendada para o dia 17 de setembro do corrente ano.

Imagem maximizada

fechar [X]