Pilar de Río e António Osório durante a apresentação da moeda
Pilar de Río e António Osório durante a apresentação da moeda

Moeda Escritores Europeus – José Saramago apresentada na Casa dos Bicos

23 de maio de 2013

Foi ontem apresentada oficialmente a moeda que presta homenagem a José Saramago e que integra a Série Europa, este ano dedicada aos escritores europeus, durante uma cerimónia que decorreu na Casa dos Bicos, sede da Fundação José Saramago.

O evento contou com a presença do criador da moeda, o escultor Vítor Santos, tendo a apresentação ficado a cargo de Pilar del Río, presidente da Fundação José Saramago, e de António Osório, presidente do Conselho de Administração da INCM.

Com o valor facial de 2,5 Euro e uma emissão limitada a 2500 exemplares em ouro, 7500 exemplares em prata e 100 000 em cuproníquel, a moeda exibe no seu anverso uma representação estilizada do rosto do escritor, surgindo no reverso uma alusão ao Prémio Nobel da Literatura, galardão conferido a Saramago pela Academia Sueca em 1998.

As moedas que integram a Série Europa são emissões oficiais em euros de vários países europeus subordinadas a uma temática anual comum, embora cada uma delas seja específica do Estado que a emite e só aí tenha curso legal.

Assim, além do Nobel português, encontram-se também representados na Série Europa deste ano outros grandes vultos da literatura europeia, tais como o francês Gustave Flaubert, o espanhol Miguel de Cervantes ou o irlandês James Joyce.

Imagem maximizada

fechar [X]