A moeda de coleção dedicada às arrecadas é a primeira da nova série «Etnografia Portuguesa»
A moeda de coleção dedicada às arrecadas é a primeira da nova série «Etnografia Portuguesa»

Lançamento da moeda «Etnografia Portuguesa - Arrecadas de Viana do Castelo»

26 de julho de 2013

A moeda dedicada às «Arrecadas de Viana do Castelo», a primeira da série intitulada «Etnografia Portuguesa», foi ontem apresentada no Museu do Traje de Viana do Castelo, num evento que contou com a presença da escultora Eloísa Byrne, autora da moeda, além de diversas personalidades vianenses.

No início da apresentação, Rodrigo Brum, vogal do conselho de administração da INCM, sublinhou que esta moeda alia a tradição à modernidade, tendo em conta a tecnologia que foi utilizada na sua cunhagem, sobretudo na sua versão lamelar cujo processo se encontra patenteado pela empresa.

Por seu lado, Francisco Sampaio, presidente da Comissão de Festas da Senhora d’Agonia, salientou a importância das arrecadas e da joalharia tradicional na cultura minhota, congratulando-se com o facto de a moeda permitir perpetuar no tempo a história das arrecadas.

Ao encerrar a apresentação, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, afirmou que «é um grande orgulho ter a primeira moeda desta nova coleção da INCM dedicada às arrecadas, que é também um elogio à mulher vianense e à mulher portuguesa. Estamos a tratar da nossa tradição e uma forma de perpetuar essa tradição é através da arte».

A série «Etnografia Portuguesa» foi criada pela INCM, em colaboração com o Museu Nacional de Etnologia, com a intenção de colocar em evidência alguns elementos da cultura tradicional e popular portuguesa, dedicando a primeira moeda desta nova série às «Arrecadas de Viana do Castelo», peças da ourivesaria tradicional portuguesa em filigrana cujas origens se perdem no tempo.

A moeda tem o valor facial de 2,50 Euro e conta com uma emissão limitada a 2500 exemplares lamelares em ouro e prata com acabamento proof, 2500 exemplares em prata, também com acabamento proof, e 100 000 exemplares em cuproníquel com acabamento normal.

Imagem maximizada

fechar [X]