Aposta e inovação em produtos de tecnologia de segurança contribui para resultados positivos
Aposta e inovação em produtos de tecnologia de segurança contribui para resultados positivos

INCM mantém bons resultados em 2013

5 de maio de 2014

Tendo em consideração a conjuntura económica desfavorável, a INCM, em 2013, obteve um resultado líquido de impostos no valor de 14,5 milhões de euros, correspondente a menos 15% que o registado no ano anterior. De registar contudo que, em 2013, a INCM não recebeu qualquer valor de indemnizações compensatórias pela sua atividade de serviço geral, como a disponibilização universal e gratuita do Diário da República Eletrónico(DRE) e os serviços das contrastarias.

Se os resultados de 2013 forem comparados com os de 2012, sem os valores das indemnizações recebidas no ano, registam apenas uma ligeira descida de 2,7%.

O volume de negócios total registado em 2013 foi de 75,9 milhões de euros, dos quais 69,4 milhões correspondem a atividade corrente e o restante à venda de discos amoedados. Em termos globais a atividade registou uma diminuição global das vendas, relativamente a 2012, de 5%, tanto na atividade corrente como não corrente, justificada, em grande parte, pela redução dos preços de venda verificado em dois dos principais produtos comercializados pela empresa, o passaporte e o cartão de cidadão.

A atividade gráfica, em contraciclo com a atividade global, conseguiu, mesmo assim, crescer 3,6%, face a 2012. A moeda e as publicações registaram um decréscimo, respetivamente de 46% e 11%, especialmente por não ter havido necessidade de moeda corrente para a circulação monetária e pela redução da publicação de anúncios no Diário da República.

A atividade das contratarias registou um aumento de vendas de 58% face a 2012, em resultado da atualização da tabela de emolumentos, que contudo não chegou para cobrir os custos com a sua atividade, que teve um resultado negativo direto significativo. As restantes áreas de negócio da INCM, moeda, publicações e gráfica, tiveram em 2013 resultados positivos, à semelhança dos anos anteriores, com especial relevo para a área gráfica, onde a gráfica de segurança reforça a sua importância, que obteve mais de 95% da margem bruta gerada na empresa, antes de se considerar os custos de estrutura.

Este desempenho positivo da INCM é conseguido em resultado de uma estratégia de investimento e inovação em produtos de tecnologia de segurança, privilegiando o recurso a capitais próprios e diminuindo o grau de risco, de forma a manter a competitividade no mercado e remunerar o acionista de forma adequada.

Imagem maximizada

fechar [X]