Participantes no IX Encontro de Imprensas Oficiais de Língua Portuguesa
Participantes no IX Encontro de Imprensas Oficiais de Língua Portuguesa

INCM acolhe IX Encontro de Imprensas Oficiais de Língua Portuguesa

28 de abril de 2014

A INCM acolheu o IX Encontro de Imprensas Oficiais de Língua Portuguesa (IOLP), que teve lugar na Biblioteca da Imprensa Nacional, de 23 a 26 de abril.

A reunião contou com a presença de dirigentes das imprensas oficiais de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e dos Estados brasileiros de Alagoas, Amazónia, Bahia, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Pernambuco e São Paulo, bem como da Associação Brasileira de Imprensa Oficiais, que partilharam as suas experiências e procuraram estreitar laços de cooperação multilateral.

Os participantes visitaram as instalações da Imprensa Nacional e elaboraram a Carta de Lisboa, o documento que sintetiza os principais resultados e conclusões do IX Encontro de Imprensas Oficiais de Língua Portuguesa.

Ao ratificar esse documento, os representantes das IOLP comprometeram-se a expandir a cooperação multilateral e reafirmaram a importância dos jornais oficiais, que asseguram a perenidade dos atos dos seus Governos e garantem o sentido de unidade da informação oficial, assegurando a transparência das instituições públicas, dos seus atos e disposições, sublinhando que sem uma sólida imprensa oficial é impossível pensar numa sociedade republicana democrática.

Os representantes das IOLP comprometeram-se também a defender a convergência do meio eletrónico com o meio impresso, a incentivar a criação de museus de imprensa em cada país-membro, a promover coedições que visem promover e divulgar a língua portuguesa, defendendo a vocação editorial das imprensas oficiais, o intercâmbio dos principais títulos publicados e a permuta dos clássicos da literatura portuguesa.

Fixaram ainda, na Carta de Lisboa, a intenção de estreitar e intensificar as relações institucionais entre as IOLP como forma de manter o intercâmbio de conhecimentos, incluindo a formação técnica, e propuseram o Estado da Bahia, na República Federativa do Brasil, como sede da realização do X Encontro de IOLP, a realizar em maio de 2015.

Imagem maximizada

fechar [X]