Oradores na apresentação da medalha.
Oradores na apresentação da medalha.

Apresentação da medalha oficial das comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa

30 de junho de 2014

A Medalha oficial das comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa foi apresentada no dia 27 de junho no auditório da Biblioteca Nacional de Portugal. A cerimónia foi presidida pela diretora da Biblioteca Nacional de Portugal, Inês Cordeiro, seguindo-se as intervenções da Presidente da 8 séculos da Língua Portuguesa-Associação, Maria José Maya, do Presidente do Centro Nacional de Cultura, Guilherme d’Oliveira Martins, do Presidente do Conselho de Administração da INCM António Osório e do escultor Fernando Fonseca.

No evento estiveram presentes membros do corpo diplomático de vários países de língua oficial portuguesa e outras individualidades, no final teve lugar um momento poético-musical da responsabilidade Sphaera Mundi — Associação Internacional de Cooperação para o Desenvolvimento

A medalha oficial das comemorações é uma peça cunhada em prata, com acabamento proof, contrastada, com 36 mm de diâmetro, cujos elementos estéticos resultaram de um concurso promovido pela INCM e pela 8 Séculos da Língua Portuguesa — Associação, aberto a todos os cidadãos dos países de língua oficial portuguesa e da União Europeia.

A medalha tem numa das faces o logótipo das comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa reorganizado no espaço circular da peça e na outra face a linga portuguesa é apresentada como uma árvore, um elemento vivo que se desenvolve a partir de raízes ancestrais, e cujo tronco é formado pelos contributos das diversas fontes linguísticas.

O português é atualmente a terceira língua europeia mais falada no mundo e o idioma mais usado no hemisfério sul, um património partilhado por mais de 250 milhões de falantes.

As comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa tiveram início no dia 5 de maio, por ser o dia que a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) instituiu como o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, desenrolam-se em rede e com caráter policêntrico, tendo em conta as diversas geografias que têm o português como língua oficial, e terminam no dia 10 de junho de 2015.

Tendo em conta a sua missão e as suas atribuições, a INCM desde logo se associou a estas comemorações, assumindo as suas responsabilidades enquanto entidade promotora da cultura e da língua portuguesa.

A medalha encontra-se disponível nas lojas da INCM e na loja online em www.incm.pt

Imagem maximizada

fechar [X]