Comunicações
Comunicações

INCM apontada como exemplo de referência

10 de julho de 2014

A INCM foi apontada como um caso de sucesso, na reunião de acompanhamento do Plano de Ação Setorial de Racionalização das TIC na PCM, realizada no dia 8 de julho, por ter sido a única entidade a cumprir integralmente a medida de racionalização de custos no âmbito das comunicações, que representou para a INCM uma poupança em 2012 de 100 mil euros e em 2013 de mais de 400 mil euros, relativamente aos custos de 2011.

Em 2012 a INCM, participou neste plano de ação setorial de racionalização das TIC com diversas medidas, correspondendo uma delas à implementação de uma solução de comunicações unificadas que previa uma poupança muito significativa nos custos de comunicação da empresa.

Esta redução teve por base a implementação de um projeto de reorganização tecnológica ao nível de comunicações fixas e móveis. Este projeto consistiu na adoção de uma solução de comunicações unificada totalmente por ip, abandonando-se por completo as soluções analógicas, bem como, a reorganização dos links de acesso à internet e as ligações entre os edifícios e as lojas.

Para além da redução de custos, esta solução permitiu aumentar entre 10 a 20 vezes mais a capacidade de interligação entre edifícios e possibilitou a utilização de outros serviços, tais como, a vídeo-conferência, instant messaging, partilha de conteúdos online, entre outras.

Este plano setorial, integra-se no PGETIC - Plano Global Estratégico de Racionalização e Redução de Custos com as TIC. É coordenado pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e tem como objetivo racionalizar e reduzir os custos com as tecnologias de informação e comunicação na Administração Pública.

Imagem maximizada

fechar [X]