Escultores João Duarte, José Teixeira e Hugo Maciel
Escultores João Duarte, José Teixeira e Hugo Maciel

Escultores portugueses ganham prémios internacionais de medalhística

1 de outubro de 2014

Os escultores João Duarte e José Teixeira, autores de várias moedas e medalhas da INCM, conquistaram, respetivamente, o segundo e o terceiro prémio no concurso internacional de medalha contemporânea «Ophthalmology & Related Themes» (Oftalmologia e Temas Relacionados), promovido pela Medialia... Rack and Hamper Gallery, de Nova Iorque, EUA.

Estiveram em competição 31 artistas oriundos de 15 países, que foram convidados pela diretora da galeria nova-iorquina, Mashiko Nagashima, tendo o júri do concurso, composto por membros de associações numismáticas e especialistas em medalhística, atribuído o primeiro lugar a Tamas Soltra, da Hungria.

Do concurso resultaram 50 peças de arte que podem ser vistas na exposição intitulada «International Contemporary Medalists On Ophthalmology & Related Themes», com curadoria de Mashiko Nagashima, que foi inaugurada no dia 20 de setembro e que irá estar patente na galeria até 31 de julho de 2015.

O escultor João Duarte foi também distinguido com a MSSS Medal of Honor Medallist Honoris Causa durante o FIDEM XXXIII International Art Medal World Congress 2014, que teve lugar em Sofia, na Bulgária, entre os dias 2 e 6 de setembro.

A distinção foi conferida pelo Medallic Sculpture Studio da National Academy of Art Sofia, representada pelo Professor Bogomil Nikolov, pelos méritos especiais no campo da medalhística e como prova de reconhecimento do trabalho de excelência do escultor João Duarte.

Outro distinguido durante o Congresso FIDEM 2014 foi o escultor Hugo Maciel, também ele autor de diversos trabalhos produzidos pela INCM, que recebeu o prémio de jovem medalhista com menos de 30 anos.

Imagem maximizada

fechar [X]