Isabel Castelo Branco, Secretária de Estado do Tesouro, e Rui Carp, presidente do conselho de administração da INCM
Isabel Castelo Branco, Secretária de Estado do Tesouro, e Rui Carp, presidente do conselho de administração da INCM

Primeira moeda bimetálica excêntrica do mundo apresentada na Casa da Moeda

6 de outubro de 2014

A primeira moeda bimetálica excêntrica do mundo, que assinala o Centenário da Primeira Moeda Comemorativa da República, foi hoje apresentada na Casa da Moeda durante uma cerimónia que contou com a presença da Secretária de Estado do Tesouro, Isabel Castelo Branco, que cunhou um exemplar da moeda.

Isabel Castelo Branco afirmou que «foi uma honra» ter tido a oportunidade de cunhar um exemplar e deu os parabéns à INCM, considerando que a moeda é «mais um exemplo da criatividade e capacidade de implementação que são um ex-libris desta empresa de tão longa história».

Além da beleza da moeda, a Secretária de Estado do Tesouro destacou as características técnicas que a tornam única, considerando-a «uma séria candidata a mais um prémio internacional».

Por sua vez, Rui Carp, presidente do conselho de administração da INCM, sublinhou o papel dos «artistas e especialistas da Casa da Moeda» que tornaram possível a cunhagem desta «moeda evocativa da primeira moeda de um escudo da República e, ao mesmo tempo, evocativa da última moeda cunhada antes da adesão ao Euro», uma moeda de «grande beleza que muito orgulha o nosso País».

Com desenho da autoria de Nuno Caetano, esta inovação numismática, criada e desenvolvida pela INCM, resulta de um processo de cunhagem inédito que reúne, na mesma moeda, um disco de prata, replicando uma das faces da primeira moeda comemorativa da República de 1914, e um disco de ouro, de menor dimensão, que reproduz a face do último escudo, emitido em 2001.

No reverso surge o antigo edifício da Casa da Moeda, na Rua de São Paulo, em Lisboa, onde foi cunhada a moeda de 1914, e um pormenor da entrada da atual Casa da Moeda, onde foi cunhada a moeda de 2001.

Imagem maximizada

fechar [X]