Inauguração da exposição no átrio da Casa da Moeda
Inauguração da exposição no átrio da Casa da Moeda

Inauguração da exposição O Dinheiro no Tempo de Fernão Mendes Pinto

7 de outubro de 2014

A exposição O Dinheiro no Tempo de Fernão Mendes Pinto, uma mostra de moedas do acervo do Museu Numismático Português, integrada no âmbito das Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa e dos 400 Anos da Publicação da Peregrinação, foi hoje inaugurada no átrio da Casa da Moeda.

Na inauguração, Rui Carp, presidente do conselho de administração da INCM, falou sobre a importância da exposição e das comemorações às quais está associada, lembrando aos presentes que «cada uma das moedas expostas tem uma história para contar», e Maria José Maya, presidente da 8 Séculos de Língua Portuguesa – Associação, agradeceu o contributo da INCM para a celebração dos 8oo anos da língua portuguesa.

A exposição vai estar patente até 29 de dezembro, apresentando ao público 71 exemplares de moedas de ouro, prata, cobre e calaim que circularam no tempo de Fernão Mendes Pinto, o aventureiro escritor da Peregrinação, com o intuito de, através da numismática, contextualizar e oferecer um novo olhar sobre o autor e a época em que viveu.

Publicada postumamente em 1614, a Peregrinação, é o testemunho de um homem da sua época, um tempo marcado por uma mudança no paradigma das relações económicas, sociais e culturais entre os povos do Ocidente e do Oriente, naquilo que se poderá designar como o prelúdio da globalização.

Misto de autobiografia, roteiro de viagem e romance de aventuras, a obra fascinou a Europa seiscentista, ávida de relatos e histórias sobre povos e lugares longínquos, transformando-se rapidamente num best-seller que à época conheceu 18 versões nas principais línguas.

O Dinheiro no Tempo de Fernão Mendes Pinto

Local: Átrio da Casa da Moeda

Morada: Avenida de António José de Almeida

Horário: segunda a sexta-feira, das 9.00 h às 18.00 h

(entrada livre)

Imagem maximizada

fechar [X]