Fernando Lemos dedica o livro a José-Augusto França
Fernando Lemos dedica o livro a José-Augusto França

Volume da Série Ph dedicado a Fernando Lemos foi apresentado ao público

6 de junho de 2019

O quarto volume da Série Ph, dedicado ao modernista Fernando Lemos, foi ontem apresentado na Biblioteca da Imprensa Nacional, numa sessão que contou com a presença do artista.

O livro explora a obra fotográfica de Fernando Lemos e nele surgem retratados diversos vultos das artes e letras nacionais, tais como Sophia de Mello Breyner, Jorge de Sena, Adolfo Casais Monteiro, Arpad Szenes, Maria Helena Vieira da Silva, Mário Cesariny, Jorge de Sena ou José-Augusto França. Conta ainda com um ensaio de Filomena Serra, investigadora de História de Arte, que sublinha a «performatividade de muitos destes retratos».

Fernando Lemos nasceu em Lisboa em 1926 e pertence à terceira geração de artistas modernistas portugueses. Tem desenvolvido uma atividade multifacetada, dedicando-se em particular às artes visuais (pintura, desenho, fotografia) e ao design (gráfico e industrial), mas também à escrita e ao ensino. Já expôs em Portugal, Brasil, França, Inglaterra, Japão, EUA, Áustria, Itália, entre muitos outros países. Foi Prémio Nacional de Fotografia em 2001 e, a 6 de junho de 2018, foi feito Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

A Série Ph é uma coleção de monografias dedicada a fotógrafos portugueses contemporâneos. Estas edições pretendem dar a conhecer a obra dos autores, apresentando os territórios expandidos e múltiplos da Fotografia. São sempre bilingues e incluem sempre obras inéditas e textos de vários especialistas.

Imagem maximizada

fechar [X]