A série conta já com três moedas dedicadas a três grandes nomes da arquitetura nacional: Álvaro Siza, Souto de Moura e Carrilho da Graça
A série conta já com três moedas dedicadas a três grandes nomes da arquitetura nacional: Álvaro Siza, Souto de Moura e Carrilho da Graça

Apresentação da série Arquitetura Portuguesa

28 de novembro de 2019

A série de moedas de coleção comemorativas Arquitetura Portuguesa, dedicada aos grandes nomes da arquitetura nacional contemporânea, foi ontem apresentada ao público. A sessão teve lugar no Terminal de Cruzeiros de Lisboa, edifício projetado por João Luís Carrilho da Graça, arquiteto que figura na terceira moeda desta série, desenhada pelo artista plástico Julião Sarmento.

Além do autor desta moeda e do arquiteto Carrilho da Graça, a apresentação contou ainda com a presença do arquiteto Eduardo Souto Moura, nome ligado às duas primeiras moedas da série Arquitetura Portuguesa, e do presidente do Conselho de Administração da INCM, Gonçalo Caseiro.

A série Arquitetura Portuguesa foi lançada em 2017, com a emissão de uma moeda dedicada ao arquiteto Álvaro Siza, assinada por outro arquiteto reconhecido internacionalmente – Eduardo Souto Moura –, ambos galardoados com o prestigiado prémio Pritzker, considerado por muitos o “Nobel” da Arquitetura. Em 2018 os papéis inverteram-se, com Álvaro Siza a desenhar uma moeda dedicada a Eduardo Souto Moura.

Estas moedas possuem o valor facial de 7,50 euros e contam com emissões limitadas em prata 925/1000 com acabamento especial proof e em prata 500/1000 com acabamento normal.

Imagem maximizada

fechar [X]