Moeda «Dia Mundial da Língua Portuguesa»
Moeda «Dia Mundial da Língua Portuguesa»

Divulgação Plano Numismático 2020

9 de junho de 2020

Foram hoje publicadas em Diário da República as Portarias n.º 138/2020 e n.º 139/2020 que, respectivamente, autorizam a Imprensa Nacional-Casa da Moeda, S. A. (INCM) a cunhar e a comercializar 9 moedas de colecção no âmbito do Plano de Emissões de Moedas Comemorativas para 2020, e a cunhar, também em 2020, duas emissões comemorativas da moeda corrente de 2 euro.

A Imprensa Nacional-Casa da Moeda, S. A. (INCM), fica assim autorizada, no âmbito do Plano de Emissões de Moedas Comemorativas para 2020, a cunhar e a comercializar as seguintes moedas de coleção:

a) Moeda «Caminhos-de-Ferro - Linha do Douro», integrada na série «Ibero-Americana»;

b) Moeda «UEFA Euro 2020»;

c) Moeda «Gonçalo Byrne», integrada na série «Arquitetura Portuguesa»;

d) Moeda «O Golfinho», integrada na série sobre as «Espécies de Animais Ameaçados»;

e) Moeda «500 Anos do Correio em Portugal»;

f) Moeda «Meio Escudo de Ceuta», integrada na série «Tesouros Numismáticos»;

g) Moeda «Sardinha Assada», integrada na série «Sabores de Portugal»;

h) Moeda «Dia Mundial da Língua Portuguesa»;

i) Moeda «O Gótico»;

j) Moeda “V Centenário da Viagem de Circum -Navegação de Fernão de Magalhães – Estreito 1520”.

Foi ainda autorizada a cunhagem de duas emissões comemorativas da moeda corrente de 2 (euros), uma dos 730 Anos da Universidade de Coimbra e a outra dos 75 Anos da Organização das Nações Unidas(ONU).

A divulgação do Plano Numismático é, em cada ano, um dos momentos altos da vida da INCM, quer pelo interesse que desperta na sociedade e em especial junto dos numismatas, quer pela enorme criatividade e qualidade dos temas e das doze moedas apresentadas.

Para aceder a informações mais detalhadas consulte aqui a Portaria n.º 138/2020 e aqui a Portaria n.º 139/2020 e ainda aqui a Portaria n.º 13/2019, de 15 de janeiro (V Centenário da Viagem de Circum -Navegação de Fernão de Magalhães – Estreito 1520”).

Imagem maximizada

fechar [X]