INCM foi distinguida com os prémios "Best Future of Operations Project" e "Best Digital Leader"
INCM foi distinguida com os prémios "Best Future of Operations Project" e "Best Digital Leader"

INCM em destaque nos Portugal Digital Awards 2020

11 de dezembro de 2020

A INCM foi uma das empresas em destaque nos Portugal Digital Awards 2020. Gonçalo Caseiro, Presidente do Conselho de Administração da INCM, foi considerado Best Digital Leader, enquanto o “ATLAS”, o projeto de robótica da INCM que visa melhorar a logística da produção e expedição do Passaporte Eletrónico Português (PEP) e do Cartão de Cidadão (CC), foi o vencedor na categoria Best Future of Operations Project.

Com 39 anos, Gonçalo Caseiro é o mais jovem dirigente da história da empresa e tem sido um agente ativo na digitalização e inovação no setor público em Portugal. Desde que assumiu funções na INCM, no segundo semestre de 2014, teve como visão a criação de uma cultura de inovação na instituição que tem como principal missão criar, produzir e fornecer bens e serviços que exigem elevados padrões de segurança, sendo também responsável pela publicação de obras fundamentais da língua e cultura portuguesas.

O resultado foi a criação do INCM Lab, um departamento totalmente dedicado à inovação e desenvolvimento de projetos da empresa e hoje transversal a toda as áreas da instituição, a formação de uma rede de inovação com cerca de 50 instituições de referência em Portugal e a criação do IN3+, o maior prémio de inovação do país, que distingue as melhores soluções com um milhão de euros.

Gonçalo Caseiro refere que "é com muita honra que a INCM recebe estas duas distinções que, na verdade, representam o reconhecimento de todas as equipas envolvidas nesta importante missão de criar uma cultura de inovação, com olhar para o futuro, mas com grande respeito e zelo por uma instituição histórica como é a INCM. Hoje podemos considerar-nos um ecossistema onde a tradição e a inovação convivem e se completam na procura de novas soluções para cumprir a missão de uma instituição orientada para o futuro".

Note-se que o ATLAS, o vencedor na categoria Best Future of Operations Project no Portugal Digital Awards 2020, foi um projeto que nasceu do Prémio IN3+. A ideia vencedora da 2.ª edição do prémio da INCM tem como objetivo melhorar a logística da produção e expedição do PEP e do CC, através da utilização de robótica colaborativa para o transporte de produto entre áreas de segurança, manipulação e operação de um armazém automático e envio dos produtos finais validados para expedição. Baseado no paradigma da Indústria 4.0, permite, não só a garantia da localização e segurança de todos os materiais de valor transportados, como também libertar os colaboradores de tarefas pesadas e automatizadas. Desenvolvido em parceria com o Centro de Investigação UNINOVA, da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa.

A edição deste ano dos Portugal Digital Awards, um prémio promovido pela IDC com o objetivo de reconhecer os líderes e empresas na área da transformação digital, realizou-se no Casino Estoril e contou com personalidades como André de Aragão Azevedo, Secretário de Estado para a Transição Digital, Francisco Barbeira, Administrador do BPI, João Dias, Administrador da AICEP, Madalena Tomé, CEO da SIBS, e Rogério Campos Henriques, CEO da Fidelidade. Pedro Siza Vieira, Ministro de Estado, Economia e da Transição Digital, foi o responsável pelo encerramento da sessão.

Imagem maximizada

fechar [X]