O Prémio conta com 1 milhão de euros para apoiar o desenvolvimento dos projetos vencedores
O Prémio conta com 1 milhão de euros para apoiar o desenvolvimento dos projetos vencedores

AICeBlock, HIGHLIGHT e IDINA são o pódio da 3ª edição do Prémio de Inovação IN3+

23 de março de 2021

Já são conhecidos os três projetos que vão ocupar o pódio da terceira edição do Prémio IN3+ na cerimónia de entrega dos prémios, já na próxima segunda-feira, dia 29 de março. Ainda sem ordem conhecida, são eles (enumerados por ordem alfabética) o AICeBlock, da equipa da Fraunhofer Portugal liderada por André Carreiro, o HIGHLIGHT, da equipa de Nano-Fotónica do Prof. Manuel J. Mendes, da NOVA School of Science and Technology, e o projeto IDINA, apresentado por João Marco Silva, do INESC TEC, com a participação de elementos ligados à Universidade do Minho e UNU-EGOV.

O Prémio IN3+, promovido pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), vai entregar 1 milhão de euros aos vencedores para que desenvolvam os seus projetos, em conjunto com a equipa do INCMLab, a área de inovação da INCM, de forma a aplicar as suas soluções à escala real e, assim, contribuir para a inovação na oferta de produtos e serviços que chegarão a todos e à sociedade.

A ideia AICeBlock - Artificial Intelligence Certification through the Blockchain – propõe o desenvolvimento de uma plataforma, sustentada em blockchain, que permite fomentar a confiança em aplicações de base em Inteligência Artificial através da sua certificação. Com esta solução será possível interpretar, rastear e auditar as previsões dos modelos “inteligentes” usados em áreas como a condução autónoma ou diagnóstico por computador.

Já o HIGHLIGHT foca-se na nanotecnologia com o desenvolvimento de uma tinta que permite manipular a luz, dando a possibilidade única de variação ótica visível ou invisível ao olho humano. De acordo com os criadores, este produto poderá ser muito útil ao mercado de anti-contrafação, por exemplo para aplicar em todo o tipo de documentos e selos de segurança.

Por fim, a IDINA – Identidade Digital Inclusiva Não Autoritativa – pretende solucionar os problemas de identificação por falta de sistemas centrais que o façam. Esta é uma ferramenta que poderá ter grande utilidade em a zonas remotas de alguns países, que não têm as infraestruturas que permitam essa creditação dos seus cidadãos dando a autoridade necessária a instituições credíveis, como escolas, instituições de saúde, autoridades locais, etc., atestar o nascimento e a vivência de cidadãos a partir de eventos como a vacinação ou ingresso no ensino. Em alguns países, esta plataforma poderá, posteriormente, integrar ou até assumir o papel de registo Autoritativo, cumprindo uma premissa das Nações Unidas: todo o cidadão possuir um cartão de identificação válido.

Gonçalo Caseiro, Presidente do Conselho de Administração da INCM, adianta que "nesta edição o Prémio recebeu diversas ideias promissoras e com grande potencial de aplicabilidade na nossa atividade, além de relevantes e úteis para a população em geral. Acredito que concretizar os projetos vencedores vai trazer algo de novo para o dia a dia de milhões de pessoas, em Portugal e noutros países com diferentes níveis de desenvolvimento, garantindo a segurança e o direito à identidade de todos os cidadãos, valores que norteiam a INCM há séculos".

Nesta 3.ª edição do Prémio IN3+, a INCM pretende também reforçar o seu foco na sustentabilidade e optou por criar uma peça simbólica para assinalar os vencedores que fosse uma obra de arte feita com materiais de refugo da produção da fábrica. Estas peças, pelo seu conceito de reaproveitamento de materiais que iriam ser considerados lixo, serão produzidas pelo artista português mais reconhecido nesta área, Bordalo II.

A cerimónia onde ficaremos a conhecer a ordem do pódio desta edição decorre já na próxima segunda-feira (29), num evento transmitido online e que contará com a participação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Primeiro-Ministro, António Costa. Pode acompanhar as novidades e assistir ao evento em www.premioin3mais.pt

Imagem maximizada

fechar [X]