Imprensa Nacional lança novo livro da Série Ph., dedicado a Ernesto de Sousa
Imprensa Nacional lança novo livro da Série Ph., dedicado a Ernesto de Sousa

15 maio | Lançamento do livro Ph.06 Ernesto de Sousa

11 de maio de 2021

Em 2021 cumpre-se o centenário do nascimento de Ernesto de Sousa (Lisboa, 1921-1988), que teve um papel fundamental nas artes em Portugal. Para assinalar a data, a Imprensa Nacional apresenta o novo volume da Série Ph., dedicado a Ernesto de Sousa, no dia 15 de maio às 15h, no jardim do Museu Nacional de Arte Contemporânea.

Ph.06 Ernesto de Sousa inclui o ensaio inédito “Ampliar até ao grão, até à escama, até ao ponto zero” de Emília Tavares: «Num país em que a fotografia esteve marginalizada pelas formas de «universalidade invariante» durante várias décadas, o extenso trabalho de Ernesto de Sousa ao redor da fotografia, ou melhor, da imagem operante, foi um dos mais valiosos e raros contributos para a maioridade ontológica da fotografia portuguesa, abrindo horizontes ainda hoje atuantes sobre o prodigioso significado da imagem na cultura contemporânea.»

Ernesto de Sousa foi um prolífico artista multidisciplinar e um ávido promotor de sinergias entre gerações de artistas da primeira e da segunda metade do século XX. Defensor de uma expressão artística experimental e livre, dedicou-se ao estudo, divulgação e prática das artes, bem como à curadoria, à crítica e ensaística, ao cinema, ao teatro e à fotografia. A sua única longa-metragem Dom Roberto (1962) foi distinguida com dois prémios no Festival da Cannes em 1963 e foi comissário da representação portuguesa na Bienal de Veneza em 1980, 1982 e 1984.

Depois de Jorge Molder, Paulo Nozolino (ambos já na segunda edição), Helena Almeida (esgotado), Fernando Lemos e José M. Rodrigues, a Imprensa Nacional apresenta o novo volume com a obra de Ernesto de Sousa. A Série Ph., dirigida por Cláudio Garrudo, é uma coleção de monografias dedicada à fotografia portuguesa contemporânea, bilingue, de preço acessível, que pretende dar a conhecer a obra dos autores, com textos de especialistas e apresentando os territórios expandidos e múltiplos da Fotografia.

Imagem maximizada

fechar [X]