Prémio visa distinguir o que de melhor se faz na imprensa, contribuindo para uma sociedade mais informada
Prémio visa distinguir o que de melhor se faz na imprensa, contribuindo para uma sociedade mais informada

Prémio Jornalismo de Excelência Vicente Jorge Silva recebe mais de cinquenta candidaturas

24 de junho de 2021

A 1.ª edição do Prémio Jornalismo de Excelência Vicente Jorge Silva, promovido pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), recebeu 52 trabalhos jornalísticos publicados, em diferentes órgãos de comunicação social, durante o ano de 2020. Este resultado representa uma sólida adesão e interesse, expressos não só nos números, mas também na qualidade e diversidade dos trabalhos rececionados.

A fase de candidaturas terminou no dia 15 de junho e, no total, foram recebidas 25 reportagens, 21 trabalhos de investigação e 6 de análise jornalística, assinados por 53 profissionais, que concorrem a uma bolsa de investigação de 5 mil euros, atribuída pela INCM.

Os trabalhos vão agora ser apreciados pelo júri do Prémio, composto por Nicolau Santos, presidente do Conselho de Administração da RTP, Manuel Carvalho, diretor do jornal Público, João Vieira Pereira, diretor do jornal Expresso, Teresa de Sousa, jornalista do Público, e Daniela Santo, jornalista reformada da RDP Madeira. O anúncio do vencedor e a cerimónia de entrega do Prémio terão lugar em setembro.

O Prémio Jornalismo de Excelência Vicente Jorge Silva, dirigido a profissionais de jornalismo – titulares de carteira profissional, cartão equiparado a jornalista, cartão de correspondente estrangeiro ou título provisório de estagiário, nacionais ou internacionais –, visa distinguir trabalhos que reforcem os diferentes estilos jornalísticos da imprensa escrita, seja através da investigação, da reportagem ou da análise, contribuindo para uma sociedade mais informada.

O Prémio visa ainda prestar homenagem a Vicente Jorge Silva, uma figura de destaque no jornalismo português das últimas décadas, cofundador do jornal Público, do qual foi o primeiro diretor.

Imagem maximizada

fechar [X]