Qual o objetivo do prémio Imprensa Nacional/Vasco Graça Moura?

O Prémio Imprensa Nacional/Vasco Graça Moura pretende distinguir anualmente uma obra e, eventualmente, atribuir uma ou mais menções honrosas. O prémio será rotativo entre as três áreas temáticas contempladas: poesia, ensaio e tradução.

Porquê a criação deste prémio?

A Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) criou este prémio para dar oportunidade de edição e, assim, de divulgação de textos com mérito que teriam dificuldade de publicação nas atuais condições do mercado editorial, dando continuidade à sua missão, enquanto editora pública, de promoção e preservação do património da língua e da cultura portuguesas.

Que trabalhos podem concorrer?

Podem concorrer:

    a) textos poéticos inéditos em língua portuguesa;

    b) textos ensaísticos em língua portuguesa, enquadráveis no âmbito das humanidades, que sejam inéditos;

    c) traduções inéditas, de obras no domínio público, para a língua portuguesa.

EM 2022 ENCONTRAM-SE A CONCURSO TRABALHOS INÉDITOS NA ÁREA DO ENSAIO

De que modo devem ser entregues o trabalhos a concurso?

  1. O trabalho, no momento de submissão da candidatura, deve estar identificado com o pseudónimo na capa. Não deve figurar em parte alguma do trabalho submetido a concurso qualquer identificação do candidato.
  2. Só é permitida a submissão de trabalhos que se apresentem em ficheiros do tipo pdf, doc e docx com tamanho máximo de 10 MB.
  3. O candidato deve submeter no formulário, no campo para o efeito, as provas documentais, que devem conter obrigatoriamente a seguinte informação:
    1. Identificação do concorrente: nome completo, morada, endereço de correio eletrónico e telefone de contacto;
    2. Declaração, datada e assinada pelo concorrente, de que a obra apresentada a concurso é original e inédita, e não foi apresentada a nenhum outro concurso com decisão pendente.
  4. Os documentos que fazem a prova documental devem ser enviados num único ficheiro comprimido.

Onde e como devem ser remetidos os trabalhos?

As obras concorrentes devem ser apresentadas exclusivamente online, na fase em que as candidaturas se encontrem abertas.

Durante a fase em que decorrem as candidaturas, os candidatos deverão submeter o seu trabalho através de candidatura online, utilizando o formulário disponível em https://imprensanacional.pt/premios-literarios/premio-imprensa-nacional-vasco-graca-moura/ [em Candidaturas].

Que prémios serão atribuídos?

O autor da obra distinguida receberá um prémio pecuniário no valor de 5000¤ (cinco mil euros); e terá a obra concorrente publicada pela INCM. Eventuais obras com menções honrosas poderão ser publicadas, se a editora assim o entender.

Como serão selecionados os trabalhos vencedores?

A escolha dos trabalhos distinguidos cabe ao júri designado pela INCM, que deliberará por unanimidade ou por maioria simples, tendo o Presidente do Júri voto de qualidade.

O Júri é constituído por três elementos:

   Pedro Mexia (Presidente)
   Jorge Reis-Sá
   Joana Matos Frias

Qual o prazo das candidaturas? Como e quando se anunciarão os vencedores?

Em 2022, para o Prémio Imprensa Nacional/Vasco Graça Moura dedicado ao ENSAIO, as candidaturas decorrem entre 15 de julho e 30 de setembro. A decisão do Júri será divulgada, nos sítios institucionais da INCM (www.incm.pt e imprensanacional.pt) até 90 dias após o fecho do período de candidaturas.

Onde podem ser dirigidos pedidos de informação?

Imprensa Nacional-Casa da Moeda
premiosliterarios@incm.pt

Qual o documento regulador do prémio?

Regulamento do Prémio Imprensa Nacional/Vasco Graça Moura.